3o Tema - BARACK OBAMA = MUDANÇA

Postado por Programação Visual - Serenas | 16:57 | 0 comentários »


Todos o admiram. Todos o querem. O democrata candidato à presidência Barak Obama caiu no gosto não só do povo americano. Com status de celebridade, o candidato à presidência da maior potência político-econômica do mundo tem tropa de artistas a favor, e não só em Hollywood, mas também no mundo fashion.
Por exemplo, a moda italiana parece apoiar Barack Obama. Depois de Donatella Versace declarar seu apoio ao candidato democrata e a Vogue Itália fazer seu especial sobre os negros, Maurizio Modica e Pierfrancesco Gigliotti, os estilistas por trás da marca italiana Frankie Morello resolveram literalmente vestir a camisa em sua coleção de verão 2009.
Outro momento grande de Obama na moda foi ter seu rosto estampado em um vestido, que foi o ponto alto da apresentação da nova coleção do designer Jean Charles de Castelbajac, ocorrida em Atenas, na Grécia. As informações são da agência Reuters.
A estampa foi usada por uma modelo durante o desfile do estilista na Greek fashion Week, a semana de moda grega.
Descobri não faz muito tempo que Sarah Jessica Parker e Anna Wintour (a editora da ‘Vogue’ America) estão se associando para formalizar o apoio fashion a Barack Obama. A idéia é fazer um megaevento cheio de personalidades, para lançar a linha de moda do candidato - que conta com camisetas, bolsas e outros acessórios - e arrecadar fundos para a campanha. Julia Roberts desenhou uma camiseta que será lançada em meados de novembro pela Armani para arrecadar fundos para doentes de Aids. Nobreza de causa à parte, dá gosto ver celebridades ocupando-se de algo além de tapetes vermelhos, compras e badalações, não?
Parece que Obama será o próximo Presidente dos EUA. Promete ser um mandato cheio de novidades, começando por ser a primeira presidência comandada por um negro na história do país.

2o Tema - AFRICA DO SUL

Postado por Programação Visual - Serenas | 16:33 | 0 comentários »


Moda na África: um desejo!

Falar de Moda em África, é como se viajasse num raio... Nada vemos, mas tudo floresce! Como podemos falar em Moda, numa África devastada pela fome, sede, doenças, com as poucas expectativas de vida para muitos ?
No evento da "Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável", em Johannesburg, África do Sul, a veia pulsa num gritante e constante pedido de socorro ; olhos arregalados como se pedissem qualquer tipo de ajuda positiva que possa compensá-los amanhã na imagem de filhos e netos. Até mesmo na afirmação de alguns chefes mais "modestos" onde dizem que, os pobres deveriam ser menos materialistas, como se eles fossem os grandes responsáveis por toda as desgraças geradas, pela falta de dignidade!

Mas... a moda lá está ! Nos grupos formados, as tribos de todos os cantos, vestidas especialmente para a data em protesto.
Observamos uniformes e camisetas significativas, criadas especialmente para a ocasião, ou trajes típicos, próprios da região, compondo visuais nada banalizados ou globalizados no pleno exercício criativo, não fossem pelas propostas formalizadas dos poderosos.
Nas bandeiras erguidas, nos escudos tribais, quase todas elas, a Zulu, Xhosa, os da Suazilândia, entre outras, convocam nossos olhos a retornar ao ritmo cadenciado, vibrante, esperançoso. A criatividade, talvez não proposital, impera de maneira tal, que a entonação tanto vocal nos hinos, refrões, cânticos, todos numa só voz, cada qual com sua representatividade, nos remete a um desfile de Moda incessante onde a passarela é o asfalto, os artistas são pessoas comuns mostrando o que tem de mais inventivo pessoal e criativo. A Moda lá está. Referências estéticas!

São cores intensas que saltitam de uma gama à outra, compondo misturas inusitadas; os padrões de estamparia realizam "casamentos" perfeitos.
A África permite; sabe que seus artistas conseguem resultados deslumbrantes, portanto, fica na sua tranqüilidade peculiar... olhando e maravilhando-se com os resultados que desfilam composições de formas e cores diferenciadas. Falar de Moda na África contradiz com a própria criação. Um lugar-Continente fincado no centro da Terra em condições ainda precárias.
Se falarmos em sobrevivência - a Moda aparece com as tradicionais capulanas, com grandes estampas, cores diversas, usadas para vestir, carregar o alimento, filhos, os bidons de água, se enrolar em dias frios. O que falar das populações sedentas de informações externas? O interesse nas tendências das roupas americanas, européias, veiculadas na mídia, articulando e informando os olhos mais descuidados com detalhes de uma tendência globalizada, e falar do nacionalismo imperando.
A Moda local encontra-se presente nos grupos sociais mais tradicionais e já ausente nos grupos mais jovens.
África abre seu coração que é retratado nos grandes líderes políticos, religiosos, e pela grande coragem de encarar destinos múltiplos. Moda na África não é efêmera, é um deságüe na paz recolhida dos oceanos, rios e lagos que a enfeita. A forma de vestir-se na África é mais que uma simples explosão de tendências, faz parte de sentidos profundos, raízes culturais que choram pelos seus filhos e retribui estendendo a esperança por toda a sua terra, em forma de criações inéditas inspiradas em tudo o que ela terra e cultura local podem oferecer. É um grande desafio procurar entender a Moda na África, pois a visão é externa, subjetiva e extremamente instigante.


1o Tema - ART DECO

Postado por Programação Visual - Serenas | 16:14 | 0 comentários »







Art Déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afectou as artes decorativas, a arquitectura, design interior e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos (Electismo) e movimentos do início do século XX, incluindo Construtivismo, Cubismo, Modernismo, Bauhaus, Art Nouveau e Futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 30. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a Art Déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno. Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objectos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto (betão) armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da Art Nouveau, mais rebuscada, a Arte Déco tem mais simplicidade de estilo.






Fonte: Wikipedia

TEMA ESCOLHIDO:

Postado por Programação Visual - Serenas | 16:05 | 0 comentários »

BARAK OBAMA

A economia anda incerta e 2009 anuncia muitas mudanças, sendo o primeiro presidente negro a cativar o mundo, Barack Obama está no comando da Casa Branca. Num dia histórico, com recorde de eleitores e longas filas em diversos estados.
Já como a campanha mostrava "We can change" que significa "Nós podemos mudar" Barack já trazia a certeza de que ia fazer a diferença, mas ninguem imaginava que sairia do patamar político! Barack foi muito além disso, fez a diferença na música, entreterimento e principalmente na moda.
Obama e tendência andam juntas, sendo assim o tema do nosso blog!

BROWWWWWWWSSS

Postado por Programação Visual - Serenas | 15:42 | 0 comentários »

E AI SERENASSS VAMO CHOCAR NO NOSSO TRABALHOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!